quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dicas para ter sucesso em sua carreira

Nos dias de hoje cerca de 70% das contratações são resultados de um bom networking. Através de estudo feito pela Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira. O estudo revelou que manter uma rede de relacionamento pode fazer a diferença no momento de realizar novos negócios e, principalmente, procurar um emprego.

A resposta para isso se deve a confiança que uma indicação proporciona para alguma determinada oportunidade. É crescente a necessidade das empresas em acertar na escolha dos profissionais que vão integrar suas equipes facilita as indicações, pois, quando um profissional vem indicado, ganha, de certa forma, ponto sobre sua capacidade.

Mas, embora muito se fale sobre networking é comum encontrar pessoas que não sabem exatamente como o que fazer na hora de se comunicar adequadamente.

Podemos traduzir a palavra "networking" como uma troca de informações que podem acontecer em qualquer ambiente, na universidade, no trabalho, no curso técnico, curso de idiomas ou até mesmo em reuniões com amigos.

Esta comunicação e troca de informações são extremamente importantes. Portanto, converse, troque ideias e informações, se apresente, explique os seus objetivos e tenha certeza que a pessoa que está recebendo as informações compreendeu seus objetivos e seu foco profissional.

Além disso é preciso manter o seu networking atualizado e em crescimento.

A continuidade e manutenção do relacionamento após a troca de informações é essencial. Caso o profissional esteja empregado empregado, é uma alternativa para estar bem informado, além de transmitir suas reais habilidades para outras pessoas, assim como seus interesses.

Mesmo com a correria do dia a dia e o acumulo de tarefas, os profissionais acabaram criando novos hábitos para a troca de informações. A internet pode ser um meio de contato com novas pessoas, as redes sociais provam isso. Porém, se achar que adicionar simplesmente contatos sem nenhum critério aumenta seu poder de relacionar-se no mundo analógico, você pode sofrer alguma decepção.

Por isso, ainda é importante o contato presencial. Reserve um horário para rever algumas pessoas que não encontra há algum tempo.

Não deixe para procurar uma pessoas apenas quando precisa de um favor. Agindo assim vco6e pode transmitir uma imagem negativa da sua conduta. É preciso conquistar a confiança do outro isso exige tempo e investimento pessoal. Portanto é complicado cultivar um relacionamento verdadeiro com centenas e milhares de pessoas simultaneamente. Nesses casos, as relações serão superficiais e no momento necessário, esses contatos não se motivarão por sua causa.

Substitua quantidade por qualidade: Deixo bem claro que quantidade não é sinônimo de qualidade e este conceito pode ser aplicado aos sites, blogs, orkut, entre outros. Em sua lista de contatos devem constar pessoas com as quais exista uma relação de troca de informação.

Tenha como foco a construção e troca de informações, essa é a melhor receita para gerar frutos positivos em sua rede de contatos. Reuniões, palestras, cursos, eventos, conferências, atividades de lazer, entre outras formas de aproximação, são algumas formas para se construir relacionamentos duradouros.

O que fazer para conseguir um networking

1) Criei ou procure por grupoa de relacionamento (um assunto em comum) com o outro contato;

2) Procure ser uma pessoa interessante. Neste pacote está incluso leituras, teatro, cinema, estar bem-informada.

3) Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências profissionais e pessoais.

4) Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;

5) Conduza a conversa

6) Saiba se expressar de forma clara e objetiva assim irá garantir que a pessoa esteja recebendo a informação corretamente.

7) Certifique-se de que a pessoa entendeu as suas idéias

8)Seja sincero sem omitir informações

9) Partilhe suas idéias e chame o interlocutor para opinar sobre elas;

10) No primeiro contato por telefone, pergunte da disponibilidade do ouvinte em falar com você naquele momento. Caso a pessoa esteja ocupada, ligue novamente. Há pessoas que esquecem de retornar a ligação;

11) Deixe o canal aberto para novos contatos;

12) No caso da busca por uma oportunidade de trabalho, tenha controle das pessoas com quem conversou; quando e o que foi dito;

13) Cuide e mantenha a história que você está construindo;

14) Mantenha atualizada sua rede de contatos;

15) Planejar é fundamental;

16) Saiba quais os eventos que acontecem sobre o tema, e se possível, esteja presente;

17) Estude o assunto para não cometer gafes;

18) Não fale mal dos outros;

19) Quando abordar uma determinado assunto, seja claro e natural;

20) No caso de precisar de um favor, perceba se a pessoa entendeu suas intenções;

21) Marque presença junto à sua rede de relacionamentos;

22) Avalie se o novo contato vai lhe acrescentar algo, lembre-se que a relação é de troca;

23) Tenha à mão seus cartões pessoais;

24) Entenda um pouco de tudo e não se restrinja apenas à sua área profissional;


Sucesso e boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário