quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Qual será a porta certa para entrar no mercado de trabalho?

Estão cada vez mais disputados e difíceis os processos seletivos para trainee. A cada dia o mercado de trabalho exige profissionais mais preparados e qualificados para traçar uma carreira sólida.

Esse processo seletivo se tornou sucesso pela oportunidade que o estudante tem de se desenvolver ao longo de 2 anos - período de contrato, em média, por parte das empresas.

Com isso o número de pessoas que se inscrevem para o programa é elevado. Tornando necessária mais etapas no processo de seleção para se chegar ao número final de contratados. Geralmente, em um programa de trainee, para 10 vagas, há em média 10 mil inscritos.

Não resta dúvidas que a concorrência e disputa fazem com que o grau de exigência (tanto de habilidades técnicas, quanto comportamentais) seja alto. Isso significa saber outros idiomas, ter habilidades com a tecnologia (computadores e suas ferramentas) e gostar muito de estudar. Tudo isso pode contribuir para o candidato se dar bem durante a seleção.

Outro fator essencial é o comportamento: Ter um bom relacionamento interpessoal; interagir com as demais áreas da empresa ; ter comprometimento; alto nível de responsabilidade comprimento de prazos e metas, expor ideias que vão ao encontro dos objetivos da empresa são competências essenciais para quem deseja ser um trainee.

Mas porque tanto sacrifício? Qual benefício que posso ter?

O salário médio de um trainee, hoje, é de R$ 4.000, a remuneração oferecida ao universitário varia de acordo com o porte e estrutura da empresa contratante. Grande parte dos trainees têm direito a auxílios transporte e alimentação, planos de saúde, seguro de vida. Algumas companhias chegam a oferecer PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

É importante ressaltar que a valorização do profissional acontece em virtude do seu desempenho e dedicação a empresa.

Sucesso para você


Nenhum comentário:

Postar um comentário