Onde fica o controle emocional durante uma entrevista de emprego?
É incontestavel que preparo e controle emocional são fundamentais para alcançar êxito e transmitir tranquilidade ao entrevistador nesta fase do processo de seleção.
Balançar as pernas, mexer os braços e dedos além de estalar os dedos, arregalar os olhos, passar as mãos nos cabelos, roer unhas são gestos que mostram seu nervosismo e ansiedade. Fotores estes extremamente prejudiciais sua performance em uma entrevista de emprego.
Mais que isso, são sinais de insegurança e medo. Por essa razão, eliminar o candidato em um processo seletivo.
O diferencial é o quanto o entrevistador sente confiança ao conversar com o candidato. O esperado é que, mesmo diante da ansiedade, o candidato tenha autocontrole e equilíbrio. Caso isso não ocorra, será notado pela expressão corporal. Os gestos são reflexos do nosso estado emocional.
Veja a seguir as dicas para evitar gestos incorretos durante uma entrevista de emprego.
Mantenha calma! Controle sua respiração.
A respiração profunda e suave massageia os órgãos e ativa o sistema circulatório dando a sensação de prazer e serenidade. Respiração curta e rápida, ao contrário, transmite medo, insegurança.
Pense positivo sempre!
Este exercício é um recurso da neurociência que consiste em construir no cérebro a imagem de um fato que ainda está por acontecer. Dessa forma, antes da entrevista, o candidato já se imagina diante do selecionador e se submete às regras de etiqueta corporativa como se estivesse passando pela situação. É uma atividade de concentração, preparo. Diante do entrevistador a sensação será de déjà vú.
Ouça depois fale!
Saiba o que o selecionador quer ouvir de você; responda ao que ele está perguntando. Na ânsia de falar o candidato pode transmitir conteúdos irrelevantes para o momento, afirmam consultores empresariais. O ideal é interagir com o entrevistador.
Olhe nos olhos do entrevistador
A sintonia com o olhar é fundamental; não desvie os olhos do entrevistador. Demonstre total atenção ao que ele diz. Faça-se presente.
Atenção para o vocabulário! Comunique-se adequadamente
A fala deve acompanhar o gestual e vice-versa. Fale de modo claro e ponderado. Tenha cautela: não queira passar o máximo de conteúdo em tempo inábil. Selecione as informações mais importantes. Transmita suas ideias de forma articulada.
Prepare-se com antecedência para a entrevista
Simule uma entrevista de emprego peça para um amigo lhe ajude nisso. Dessa maneira eficaz de alcançar a excelência no contato com o selecionador. É importante conhecer ainda suas habilidades e competências e saber transmiti-las verbalmente.
Boa Sorte e Muito Sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário