sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Como anda seu foco profissional?

Para iniciar este texto vou te fazer uma pergunta básica: Quantas vezes você perdeu seu foco com outras atividades hoje? Provavelmente você irá responder "por inúmeras vezes"

Não resta dúvidas, que a tecnologia e o ambiente de trabalho possuem alguns fatores determinantes para algumas pessoas deixarem a concentração de lado e não resolverem algumas tarefas. Sabe o que anda faltando em seu cotidiano? FOCO.

Esta pequena palavra tem um significado enorme e precisamos ter atenção
e criar um método e tentar minimizar esta falha. e consequentemente resolver as pendências em curto prazo. Veja como é simples: geralmente gastamos 3 horas do nosso dia resolver milhares de tarefas. Porém, estas horas gastas não são eficazes porque se você realiza 1 atividade por vez certamente economizaríamos algumas horas diárias e o que é melhor produzindo o mesmo volume de atividades em um menor espaço de tempo.

De acordo com pesquisa realizada pela Workplace Options, empresa especializada em serviços de Estrutura Analítica de Projetos (EAP) para analisar o resultado da perda de foco, ao serem questionados, 53% dos entrevistados afirmaram que as distrações no ambiente de trabalho afetam sua produtividade. Segundo Jonathan Spira, co-autor do estudo, estas distrações chegam a custar US$ 650 bilhões por ano! É muito dinheiro gasto de maneira improdutiva, não é mesmo?

A pesquisa ainda questionou os profissionais sobre o uso da tecnologia nas empresas. Para 60% dos trabalhadores, ter um smartphone auxilia no aumento da produtividade. Já 35% afirmaram que esses equipamentos aumentam o nível de distrações durante o dia e, para 50% dos participantes esse padrão se replica na vida pessoal.

Agora, somando o problema dos aparelhos tecnológicos com as redes sociais, a situação se agrava. No estudo, 55% dos entrevistados sentem que acessar esses meios de comunicação no trabalho aumenta um pouco ou de forma significante o volume de distração. Imagine mais da metade de sua empresa deixando de prospectar novos clientes, criar os relatórios do mês ou pensar em novas ações por terem dedicado tempo às atividades circunstanciais, aquelas que não trazem resultados efetivos. Provavelmente toda a produtividade do seu negócio seria comprometida.

Outro resultado importante divulgado na pesquisa remete ao que todos nós já percebemos: 42% dos entrevistados estendem o seu horário de expediente para poder trabalhar sem serem interrompidos. Isso é a tradução de que as pessoas estão precisando de mais tempo para fazer as mesmas atividades que fariam durante um dia normal de trabalho, caso não fossem interrompidas com todas essas demandas.

E esse problema não fica só na pesquisa, há consequências: cerca de 1/4 dos entrevistados conhecem alguém que foi demitido por perder tempo no escritório com esses tipos de distrações. E você, anda perdendo o seu foco?

Confira algumas dicas para não perder tempo no seu ambiente de trabalho e permanecer mais concentrado:

- Redes Sociais – Controle-se! Caso você use twitter, facebook, orkut, utilize em eventuais intervalos do dia ou no horário de almoço.

· E-mail – Evite ficar com e-mail aberto. Consequentemente o nível de interrupções cresce e aumenta a sensação de atividades por fazer. Organize um horário para você checar seu caixa de mensagens;

·Pessoas – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os e-mails, concede informações e delega atividades.

· Ainda está com falta de foco? – Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outras tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades, feche qualquer outro sistema que não esteja usando, desligue o celular.

E lembre-se: não ter foco para cumprir suas atividades diárias pode custar bilhões...E mais, o problema só tende a se agravar. Então, vá agora mesmo atrás da concentração e seja mais produtivo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário